quinta-feira, 10 de março de 2011

Reportagem do conexão reporte O Evangelho de Judas.

Ele é o homem mais odiado da história. O apóstolodo que traiu Jesus Cristo. Por séculos, o nome dele foi sinônimo de traição e enganação. Judas Iscariot. Agora, escondido por aproximadamente 2 mil anos, um antigo evangelho emerge das areias do Egito e mostra uma história diferente. Uma história que pode mudar nossas mais profundas crenças.Um documento que desmente a história que Cristo teria sido traído pelas costas. Aqui, o traidor se torna o herói. Além disso, Jesus teria organizado sua própria execução. Agora uma equipe de especialistas está focada em descobrir o que a história diz e se isso realmente aconteceu ou não.
Descoberto por acaso, vendido duas vezes e roubado uma, a corrida é para preservar as páginas antes que virem pó. O documento é uma heresia antiga que deveria permanecer enterrada e por lá permanecido? Ou um acontecimento legítimo que irá mudar o jeito de pensar sobre Jesus Cristo? Agora esse documento será lido pela primeira vez. É o Evangelho de Judas.
Há muitas história sobre o descobrimento desse novo evangelho. Mas a mais provável é a que um fazendeiro, supostamente procurando algum tesouiro, cuidadosamente teria entrado em uma caverna, procurando ouro ou jóias, qualquer coisa de valor. Ao invés disso, ele achou uma caixa de pedra. Dentro, um achado inexperado - um livro com encadernação de couro, chamado de codex. Ele não tinha ideia que ele estava com uma das descobertas bíblicas mais premiadas da história. Um documento declarado como heresia há aproximadamente 1800 anos.




Quem foi Judas Iscariot? A bíblia nos diz que ele foi o apóstolo que traiu Jesus Cristo. Sem ele, a crucifixação possivelmente nunca teria acontecido. Mas se tratando de um personagem tão famoso, os fatos conhecidos sobre ele ainda são poucos. Ele era um dos 12 apóstolos e pode ter vindo da Judeia e não Galiléia como Cristo e os outros. Alguns especialistas dizem que ele era o apóstolo em que Jesus mais confiava. E isso torna sua traição ainda mais desprezível. A má reputação de Judas é baseada em apenas 18 passagens do evangelho. Mas como seria se houvesse outra história sobre Judas Iscariot, uma que mudasse completamente a história dele?
A história diz que houve. Perto do ano 180 D.C., o bispo Irineu, um dos primeiros e mais influentes bispos da Igreja Católica, escreveu um severo ataque contra um livro em circulação na época. Seu título: O Evangelho de Judas.

O documento é um mistério total. Eles ainda não sabem como isso chegou até o Egito - onde foi supostamente descoberto - ou quando foi escrito.

O começo do cristianismo não é o que a maioria das pessoas acha. Não havia uma bíblia. Ao invés disso, haviam diferentes versões da história de Cristo que foram passadas de gerações pra gerações. Eventualmente, as histórias foram escritas no Evangelho, mas só aconteceu de 30 a 60 anos depois da morte de Cristo. Hoje, a maioria dos estudiosos acredita que já tinha passado muito tempos depois da morte de Matheus, Marcos, Lucas e João quando seus evangelhos foram escritos. E tem mais outra virada surpreendente na história da fé no começo dos séculos. Não existiam apenas 4 evangelhos. Mas sim, mais de 30. Nos primeiros 200 anos depois da morte de Cristo, circularam dezenas de versões, às vezes até conflitantes, sobre a vida dele e de sua mensagem. Uma delas era o Evangelho de Judas. Alguns dos primeiros cristãos são chamados de gnósticos ou pessoas que sabem.

Gnósticos são as pessoas que escreveram a maioria dos escritos de Nag Hammadi. A história deles sobre Cristo é muito mais abstrata e filosófica do que aquelas do novo testamento. Os primeiros padres da Igreja Católica brigam contra os Gnósticos. Eles também pregavam que o corpo é uma prisão o espírito divino. Ou seja, para eles a morte de Jesus foi uma coisa boa. E judas um herói por ajudar a libertar o espírito de Cristo. Mas ideias como essa eram justamente muito chocantes para os primeiros lideres católicos. Eles rejeitavam o Evangelho de Judas, além de 30 outros textos e os mantiveram fora do Novo Testamento. Como os líderes da Igreja decidiram o que manter e o que desprezar? De algum jeito o Evangelho de Judas acabou sendo descartado. O processo levou centenas de anos. Para ajudar a definir a fé sagrada, Irineu escolheu 4 evangelhos dos mais de 30. Especialistas não chegaram a um consenso de como essa escolha foi feita. Mas o bispo não estava apenas escolhendo quais entrariam, mas ele estava atacando alguns. Um de seus alvos? Os autores do Evangelho de Judas.


Seria a imagem de Judas nesse Evangelho tão diferente das informações contidas no Novo Testamento? Na verdade, Judas não foi sempre taxado como vilão. Ele vai se tornando cada vez pior na medida que passamos do primeiro evangelho, de Marcos, ao último, de João. Na última ceia, segundo Marcos, Judas não é apontado como traidor. Segundo Matheus, sua culpa não é posta em dúvida em momento algum. A traição acontece nos hortos das Oliveiras, fora dos muros de Jerusalém. Judas identifica Jesus ao soldados que o estão esperando, com o beijo mais famoso da história. A imagem mais obscura de tudo isso está no evangelho de João, o último evangelho escrito. Nele, na Santa Ceia, Judas foi transformado de apóstolo à encarnação do diabo. Alguns expecialistas acreditam que os cristão demonizaram Judas para distanciar-se dos judeus, em uma tentativa de sua fé a sobreviver.

Diferentemente do novo testamento, o Evangelho de Judas não fala da cena da crucifixação. E acaba apenas com uma traição de Judas. Omitindo a crucifixação, ele lançou uma tensão entre a Igreja Ortodoxa Emergente e os Gnósticos. Quase todos os especialistas acreditam que os 4 evangelhos do novo testamento foram escritos entre os anos 60 e 100 D.C.. Por causa de Irineu, nós sabemos que o Evangelho de Judas existiu em 180 D.C. Mas não temos como saber quando o original foi escrito. Curso avançado ou heresia, o Evangelho de Judas nos força a reconhecer que antigamente não havia apenas um cristianismo, mas vários. O evangelho ilumina as diversidades do cristianismo primitivo e revela que as pessoas sempre viram Deus de diferentes formas. A medida que se torna parte da nossa história, nos faz perguntar: porque acreditamos e no que fazemos?
fonte da reportagem:http://www.sbt.com.br/conexaoreporter/reportagens/reportagem.asp?id=47&t=O+Evangelho+de+Judas