quarta-feira, 9 de março de 2011

Khadafi avisa: Ataques contra a Líbia terão repercussões na Europa


Líder da Líbia reage à pressão da comunidade internacional para deixar o poder.

O líder líbio Muammar Khadafi advertiu, durante uma conversa telefónica com o primeiro-ministro grego, que “todos os ataques” contra a Líbia terão repercussões no norte de África, Mediterrâneo e na Europa, noticia a agência estatal líbia.

O Presidente norte-americano Barack Obama e o primeiro-ministro britânico David Cameron acordaram que a prioridade na Líbia é o fim da violência e a saída de Muammar Khadaffi do poder.

Em conversações telefónicas tidas esta terça-feira, Obama e Cameron concordaram em seguir o plano que, sob alçada da NATO, pode passar por vigilância, assistência humanitária, reforço do embargo a armamento e criação de uma zona de restrição aérea.

Esta terça-feira ficou marcada por um violento bombardeamento por terra e ar a Zawiyah, nos arredores da capital, controlada pelos revoltosos.

Muitos edifícios foram destruídos, incluindo hospitais e mesquitas, e os revoltosos estão a convocar a população para defender a cidade.

“Decorrem combates. As forças de Khadafi estão a usar tanques. Também há ataques aéreos esporádicos . A situação é muito má”, disse uma testemunha num contacto telefónico com a agência Reuters.

fonte da informação http://www.rr.pt/