quinta-feira, 10 de março de 2011

curiosidades:Por que os cachorros cheiram os rabos uns do outros?


Muitas vezes, vemos cachorros uns cheirando o rabo dos outros quando se encontram pela primeira vez, e é claro, sentimos muito nojo disso. Porém os animalzinhos não são assim tão nojentos, e eles tem um motivo para fazer isto.

Bom, como todo mundo sabe, as fezes saem pela região do ânus, e é pelo cheiro das fezes que um cachorro reconhece o outro. Se nós, humanos, sentissemos o cheiro das fezes de algum cachorro não sentiriamos diferença, mas os cães tem o olfato muito sensível, e pelo instinto, conseguem identificar muitas coisas sobre o animal só por esse odor, como por exemplo a raça, se é macho ou fêmea, e outras coisas.

Outra curiosidade é que antes de serem domesticados, quando andavam em matilhas os cachorros identificavam o líder por esse cheiro, pois o líder seria aquele que comesse mais frequentemente, e consequentemente, defecasse mais vezes, e também pelo cheiro eles sabiam que o animal comeu a melhor parte da caça, que era sempre do líder da matilha.

Bom isso explica, além do motivo dos cachorros cheirarem uns os outros, também porque eles ficam algumas vezes com o rabo entre as pernas e com o rabo em pé, não entendeu, não é? Bom, quando um cachorro vê o outro, e digamos que não vai com a cara dele, não quer que ele saiba da vida dele, ele deixa o rabo entre as pernas, assim o outro cachorro não cheira a região do ânus dele, e não sabe nada sobre ele. E o contrario acontece com o cão que deixa o rabo em pé, se ele viu algum cachorro que ele gostou, e quer mostrar quem ele é, que ele manda ali ele levanta o rabo para que o cachorro saiba sobre ele.

Enfim, claro que para o ser humano, cheirar a região anal de outro ser humano é uma coisa nojenta, mas para os cachorros é o instinto, e é uma coisa normal para eles, não devemos sentir nojo disso, e sim deixar que eles se cheirem, para se conhecerem melhor.