terça-feira, 9 de março de 2010

Seria fácil eleger- se Deputado?

O Deputado federal Wilson Braga, político mais antigo do Estado, ainda em evidência por exercer um mandato em Brasília, anuncia que por falta de verba para gastar na reeleição em 2010, não concorrerá. Embora tenha ainda um capital eleitoral respeitável, isto pelos serviços prestados aos municípios paraibanos como governador e como parlamentar, sabe que um mandato custa caro, bastando dizer que no pleito passado teve que se desfazer de um apartamento que possuía na Capital Federal. Do contrário, a vaca teria ido para o brejo, pois, para uma eleição desse porte, não basta apenas dispor de colégios eleitorais, tem mesmo é que funcionar o binômio voto/dinheiro.
Será que o então prefeito teria tanto dinheiro para disputar uma vaga na assembléia legislativa da Paraíba. Pois o mesmo não consegue mais reunir lideranças do município. Não se tem noticias que o então prefeito de marizópolis tenha feito bem a outros municípios ,terá que dividir votos no seu município com o então secretario e deputado Leonardo Gadelha e com outros deputados que fincarão bandeiras no seu (território) a fim de disputar os voto dos marizópolenses.
Conversando com um amigo ele me dizia que para se eleger deputado estadual nas eleições deste ano o candidato não gastará menos do que a bagatela de R$ 8 milhões. Achei um valor muito alto, mas ele me disse que é isso mesmo.
De acordo com o meu interlocutor quem já tem mandato fica mais fácil se reeleger, pois já tem sua base formada, mas aqueles que vão se aventurar pela primeira vez ao cargo tem que tratar logo de arrumar o “milho” se não fica arriscado a engolir poeira na estrada. Esse mesmo interlocutor disse que estão redondamente enganados os principiantes que almejam chegar a Assembléia Legislativa gastando pouco. De acordo ainda com o que ele me falou é mais fácil uma eleição para federal do que para estadual.
Na conversa ele me falou que pode arrumar dinheiro pra campanha que pelo visto será inflacionada. Disse esse meu interlocutor que o apoio de prefeito não sai barato e quem já está na estrada há algum tempo leva vantagem.
Como se vê, esse meu interlocutor deve saber muito do que se passa nos bastidores com relação as articulações que vêm sendo feita. Não será fácil uma cadeira na assembléia paraibana.