segunda-feira, 21 de maio de 2012

Anísio Maia é denunciado ao Conselho de Ética do PT

Anísio Maia é denunciado ao Conselho de Ética do PT por suspeita de fraude na pesca

Foi protocolado no início da tarde desta sexta-feira, 18, na Direção Estadual do Partido dos Trabalhadores da Paraíba, um pedido de abertura de Comissão de Ética e Processo Disciplinar contra o deputado estadual petista, Anisio Maia. O pedido foi apresentado por membros da executiva estadual e pede que a direção do PT apure irregularidades do parlamentar no período em que esteve à frente da* Secretaria de Aquicultura e Pesca da Paraíba (SEAP-PB).

As várias denúncias de irregularidades foram formalizadas pelo Presidente da Federação Paraibana de Aquicultores e Pescadores Artesanais (Fepapa) Belo Faustino e verificadas por uma Comissão de Sindicância criada pelo Conselho Estadual de Agricultura do Governo do Estado.

O documento contém graves acusações comprovadas contra o deputado como: Forjamento de cadastro de participantes junto ao Banco do Brasil; Assinatura de documentos em branco; Uso de “Laranjas” no Projeto de Tilápias em Tanque Rede; Beneficiamento pessoal e de familiares com a comercialização dos pescados do projeto, entre outras.

No documento entregue à direção estadual existe também uma denúncia por parte de um empresário que fornecia os Tanques Rede ao Projeto. Ele afirma que o deputado Anisio Maia teria feito várias investidas no sentido de receber recursos ou bens da sua empresa.

As irregularidades já estão sendo apuradas pelo Ministério Público Federal através do Procurador *Werton Magalhães Costa, que instaurou Inquérito Civil Público para a apuração dos fatos abaixo especificados:

A - “Investigação de possível concessão do benefício de defeso a falsos pescadores em troca de quantia em dinheiro”;

B – “Conduta ilegal apontada ao Sr. Anísio Soares Maia - Ex-superintendente da SEAP / PB”

O pedido de abertura do processo disciplinar foi assinado pelos membros da executiva estadual do Partido dos Trabalhadores da Paraíba, Wallene Cavalcante, Zezé Bechade, Marcelo Matias e Francisco Manoel – Nêno.