segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Operação // Ibama aplica R$ 264 mil em multas

Uma operação realizada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) e encerrada ontem no Curimataú e Sertão paraibano resultou na aplicação de multas no valor de R$ 264 mil. Foram constatadas irregularidades como desmatamento sem autorização ambiental. A ação de fiscalização ocorreu em 11 municípios. A chamada Operação "Cuité" do Ibama na Paraíba durou 14 dias. O objetivo da ação foi atender ao plano de fiscalização já estabelecido pelo órgão ambiental para a região e às denúncias formalizadas por meio da ouvidoria do Ibama, a chamada Linha Verde: 0800-61-8080.

Durante a Operação "Cuité", os fiscais verificaram irregularidades como desmatamento em área de preservação e uso de fogo sem autorização. Só em uma única propriedade no município de Sousa foi flagrado o uso de fogo e desmatamento de 60 hectares de forma irregular, gerando ao infrator uma multa de 105 mil reais.

Os fiscais do Ibama também coibiram o comércio ilegal e o cativeiro de animais silvestres; extração mineral ilegal, principalmente de areia e de pedras; caça irregular, sendo duas pessoas detidas. Além disso, a operação cumpriu a vários embargos oriundos de infrações anteriores. A operação aconteceu em Cuité, Sousa, Cajazeiras, Uiraúna, São José de Piranhas, Marizópolis, Nazarezinho, São José do Rio do Peixe, Triunfo, Vieirópolis e Cajazeirinhas.
fonte:www.jornalonorte.com.br
--------------------------------------------------------------------------------