sexta-feira, 3 de abril de 2009

Projeto de cinema ‘ViAção Paraíba’ vem ao sertão


Atenção cinéfilos e amantes da sétima arte, está chegando à São João do Rio do Peixe e também no Distrito Gravatá, o Projeto ViAção Paraíba - uma ação voltada para formação crítica nas linguagens do cinema, vídeo e televisão. O projeto vai oferecer durante no horário comercial, tanto na cidade quanto no distrito, uma oficina gratuita intitulada ‘Aprendendo a Ler Imagens em Movimento’ - e também uma mostra de filmes nordestinos, seguidos de debates, no turno da noite, nos próximos dias 15, 16 e 17 de abril.

As sessões noturnas, a partir das 20h, acontecerão no dia 15, na Associação dos Agricultores do Distrito de Gravatá em Gravatá, e no dia 16 é a vez de São João do Rio do Peixe, no auditório do Colégio Coronel Jacob Frantz.

Oficinas - A oficina é destinada a todas as pessoas interessadas em audiovisual. As inscrições são gratuitas e já podem ser feitas na Secretaria de Educação e Cultura de São João do Rio do Peixe. “A idéia da oficina ‘Aprendendo a Ler Imagens em Movimento’, é proporcionar aos participantes uma visão geral das linguagens do cinema, do vídeo e da televisão, para que os alunos tenham uma apreciação mais apurada dessas linguagens e para estimular o surgimento de realizadores nas cidades do interior da Paraíba”, justificou o idealizador do projeto e ministrante da oficina, o cineasta Torquato Joel.

Filmes - No turno da noite, a mostra de filmes será exibida com entrada franca para toda a comunidade (Sede e Distrito). Serão apresentados filmes curtas-metragens nordestinos premiados nacional e internacionalmente, tais como Passadouro, de Torquato Joel – PB 6'; Coxixola existe, é aqui!, De Torquato Joel – PB 5'; Águas de Romanza, de Gláucia Soares e Patrícia Baía – CE 12'; A Canga, (PB) - 12’ – 2000. Direção: Marcus Vilar; Tempo de Ira, de Marcélia Cartaxo e Gisela Melo – PB 12'; Leviatã, de Camilo Cavalcante – PE 17'.

Após passar por São João do Rio do Peixe, o ViAção Paraíba seguirá viagem, e em maio visita a cidade de Rio Tinto, em seguida vai para Princesa Isabel. O projeto é patrocinado pelo BNB de Cultura, edição 2009, realização da Universidade Federal da Paraíba, através da Coordenação de Extensão Cultural (COEX) e apoio das Prefeituras Municipais de São João do Rio do Peixe, Rio Tinto e Princesa Isabel.