sexta-feira, 17 de abril de 2009

Exemplo a seguir

Os moradores de São Bento do Una, no agreste de Pernambuco, vão todo dia fiscalizar as sessões da Câmara

Todo mundo sempre fala que o povo tem que fiscalizar o trabalho dos políticos. Foi isso que resolveram fazer os moradores de São Bento do Una, uma cidadezinha que fica no agreste de Pernambuco. Todo dia, olho nas sessões da Câmara de Vereadores.

Já é noite quando eles começam a chegar. Um a um, com andar apressado. Na sala cheia, fica difícil achar lugar. A cena se repete toda semana na pequena cidade pernambucana de São Bento do Uma. O ponto de encontro é a Câmara dos Vereadores.

Quando a sessão começa, a platéia sabe bem o que fazer. “Viemos fiscalizar o trabalho dos vereadores e acompanhar o que acontece na Câmara”, diz o agricultor Ernando Tavares.

“Votamos neles, queremos acompanhar”, completa um pernambucano.

exemplos como estes do povo de são bento do una no agreste de Pernambuco deveriam ser seguidos pela população de marizópolese e outras localidades do nosso Brasil.

Seria uma forma de prestigiamos os nosso representantes e ao mesmo tempo fiscalizar o trabalho que os mesmos estão prestando a população marizópolense.

Quais são as verdadeiras funções do Vereador?
Segundo a Lei Orgânica Municipal e a própria Constituição Federal, o VEREADOR é membro do Poder Legislativo, eleito pelo povo, que tem como funções: legislar, ou seja, criar leis que tornem a sociedade mais justa e humana; a fiscalização financeira; e manter o controle externo do Poder Executivo Municipal, principalmente quanto à execução orçamentária ao julgamento das contas apresentadas pelo prefeito.
Com o passar dos tempos, os verdadeiros atributos do vereador foram se desviando de seu rumo legal e ele passou a ser um "despachante de luxo", exercendo funções das mais variadas possíveis, na grande maioria das vezes por culpa do próprio político que, explorando as dificuldades e miséria da população, preferia obter o voto fácil em troca de favores dos mais diversos.
Hoje, porém, a situação está mudando. A população tem tomado consciência das legítimas obrigações do vereador, exigindo dele uma participação mais efetiva junto à sua comunidade e categoria. Os cidadãos já sabem, por exemplo, que asfaltar e sanear é obrigação do poder executivo, do prefeito, cabendo ao vereador indicar e fiscalizar.
O vereador é o legislador mais próximo do cidadão, uma vez que o deputado estadual se desloca para a capital do Estado, e o deputado federal e o senador ficam ainda mais distantes, em Brasília. Em virtude desta proximidade, o vereador é o mais cobrado no atendimento dos anseios e necessidades dos munícipes que, quase sempre, são problemas relacionados à competência do Poder Executivo.
É seu direito e dever cobrar do vereador uma atitude de modo a apresentar proposições e sugerir medidas que visem o interesse coletivo, a usar a palavra de autoridade constituída em defesa do município e de seus habitantes, Participe, sugira, debata. Cobre de seu vereador uma posição de real legislador e de fiscal dos poderes.

Lembre-se: não podemos esperar que algo aconteça ou que alguém tome conta dos problemas. Conseguem melhores resultados os que apresentam soluções, que aproveitam a iniciativa para fazer tudo o que é preciso em harmonia com seus princípios, para que as tarefas sejam cumpridas.